PLANEJAMENTO
DIÁRIO – CRECHE
1-
ACADÊMICOS
RESPONSÁVEIS:
Alisson Sodré
Cláudia do Nascimento
Divina Célia Stival Fortunato
Larissa
Dayanne da Costa
Leidianne
de Morais Francisco
2-
PROFESSORA
ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
4-
IDENTIFICAÇÃO
DA TURMA: Maternal II A – Matutino
5-
DATA: 29/09/2014
6-
JUSTIFICATIVA
A pedagogia de projetos vê a
criança como protagonista em seu processo de desenvolvimento, um ser capaz, com
potencial, que pensa, duvida, e procura soluções. Partindo deste pressuposto, procuramos
construir com as crianças um projeto de interesse, que perceba a criança em
suas especificidades, rompendo com a dicotomia cuidar/educar, através das
brincadeiras e interações.
Para tanto, a ideia de
trabalhar o corpo humano partiu de uma observação, onde as crianças demonstraram
interesse em ver rosto e cabelos desenhados em balões. Desta forma,
considerando a criança como foco principal, desenvolvemos propostas que viessem
atender suas necessidades, como a importância da alimentação saudável, o banho,
a escovação, o cuidado e o respeito com o outro. Segundo Ramos (2008, p. 73)
“as várias situações de cuidado físico que a criança experimenta são espaços
geradores de atitudes importantes de autocuidado e de preservação da saúde que
elas vão desenvolvendo na unidade educacional.”
Trabalhar na Educação
Infantil com projetos, tem nos proporcionado perceber as inúmeras
possibilidades de oferecer às crianças momentos significativos que lhes
permitam expressar o quanto são capazes, sensíveis e criativas, fazendo do
simples o extraordinário.
7-
OBJETIVOS
- Na acolhida coletiva, propiciar momentos de interações entre os agrupamentos através das brincadeiras e músicas;
- No café da manhã coletivo, levaremos às crianças à oportunidade de experimentar sabores diferentes;
- Estimular a participação e o trabalho em pequenos grupos, com a construção de pequenas maquetes de uma boca;
- Articular ações entre cuidado e educação, demonstrando através de um vídeo os cuidados com a higiene bucal e através do banho de piscina destacar a importância do cuidado com o corpo, incentivando a curiosidade, exploração e questionamentos em relação ao mundo físico, social e a natureza;
- Incentivar autonomia e a criatividade.
8-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Acolhimento e café da manhã
coletivo.
Ao trabalhar a acolhida e o café da manhã coletivo, a proposta é
proporcionar algo diferente e momentos de interações entre agrupamentos,
considerando a importância do contato com crianças de outras idades para
ampliar seus conhecimentos.
2º Momento: Roda de Conversa, considerando
que é fundamental para a formação das crianças, pois é o momento que elas
aprendem a falar e ouvir, respeitando a vez do colega, desde que seja uma
prática diária.
3º Momento: Rap da Escova – Turma do seu
Lobato, vídeo educativo, no sentido de ensinar de forma lúdica a importância da
escovação para a saúde bucal.
4º Momento: Levar brigadeiro e reutilizar os
copinhos na construção de bocas.
5º Momento: Entregar Kits de escovação e
porta escovas – realizar a escovação.
6º Momento: Vídeo com momentos vivenciados
pelas crianças durante o estágio. Ao trabalharmos com as fotos das crianças
impressas e o espelho, percebemos o quanto elas gostaram de se ver. Partindo
deste interesse, construímos um vídeo onde será retratado vários momentos de
interações e brincadeiras vividos por elas durante o estágio.
7º Momento: Banho de piscina, com balões,
bolhas de sabão e muitas músicas, com orientações sobre os cuidados do corpo,
através de brincadeiras. O momento do banho é especial para a criança no CMEI,
portanto ele deve acontecer de forma intencional, proporcionando a elas
autonomia.
8º Momento: Roda de Conversa.
9-
RECURSOS
- Aparelho de som/CD;
- Televisão e DVD;
- Colcha de Retalhos;
- Brigadeiros;
- EVA, Papel Cartão e Copinhos de Brigadeiro;
- Boca de EVA, Papel Cartão e Garrafa Peti;
- Cola;
- Kits de Escovação, Fio Dental e Porta Escova;
- Escova, creme dental e dente de isopor;
- Balões;
- Bolhas de sabão;
- Piscina.
10-
ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO
O espaço na Educação
Infantil deverá ser organizado de maneira que propicie interações a todos,
oportunizando a troca de experiências, onde uma criança aprende com as outras e
também com os objetos e demais materiais que compõem este espaço. Diante dessas
afirmações, Barbosa e Horn (2008, p.49) vem dizer que “o espaço nunca é neutro,
podendo ser estimulante ou limitador de aprendizagens, dependendo das
estruturas espaciais que estão postas e das linguagens que estão
representadas”.
A
acolhida coletiva será realizada no pátio da instituição, uma área aberta e
mais ampla, levando as crianças a um sentimento de liberdade e alegria.
Daremos
sequência as atividades no refeitório, espaço simples que poderá ser
estimulador, sendo transformado em um novo espaço, onde redistribuiremos móveis
e materiais para se adequar as atividades propostas.
E por fim, retornaremos ao pátio, ao propormos
um banho de piscina também coletivo, movidos por muita música, sendo o espaço
agente essencial para a realização deste momento.
11-
AVALIAÇÃO
Na Educação Infantil, é
importante entender que a criança é capaz de criar, de fazer, expressar, porém
cada uma em tempo e espaço diferente, cabendo ao educador respeitar os limites
e individualidades das mesmas, avaliando de forma à promover a criança,
valorizando-a em seu processo, sem preocupar com o produto final.
Para abrir mão de uma
avaliação classificatória, o educador tem vários instrumentos a seu favor, como
os registros diários, fotos, portfólios, vídeos e dossiês. Neste sentido, cabe
ao educador perceber a criança como um sujeito único, avaliando de forma
autêntica, significativa e dinâmica, considerando a criança no contexto de um
grupo e de forma particular.
12-
FONTES
DE CONSULTAS
BARBOSA, Maria Carmem
Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos
Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Projeto de Estágio –
Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2014.
RAMOS, Tacyana Karla Gomes e
ROSA, Ester Calland de Souza (Orgs.). Um ambiente significativo para a criança
se desenvolver. In: Os saberes e as falas
dos bebês e suas professoras. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife,
2008. p, 73.
Registros das observações no
campo CMEI durante o 1º Semestre.
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