PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES

PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Olá Pessoal! Esse blog se destina a todas as pessoas que buscam uma pedagogia comprometida com a infância e construída não só para as crianças, mas principalmente com elas. Aqui podemos trocar informações sobre bibliografias, filmes, músicas, brincadeiras cantadas, planos de aula, projetos e compartilhar experiências que vivemos em nosso estágio na Educação Infantil.

Acadêmicos: Alisson Sodré, Cláudia do Nascimento, Divina Célia Stival, Larissa Dayane e Leidianne de Morais.

3° Ano do Curso de Pedagogia - Campus Inhumas

A todas as crianças do Maternal II A - matutino do CMEI Maria Caetano

A todas as Crianças do Maternal II A - Matutino do CMEI Maria Caetano

Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda, e cada uma é especial."

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Plano de aula 4 - Creche Maria Caetano



PLANEJAMENTO DIÁRIO – CRECHE

1-           ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS: 
Alisson Sodré        
Cláudia do Nascimento
Divina Célia Stival Fortunato  
Larissa Dayanne da Costa
Leidianne de Morais Francisco

2-           PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-           INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano

4-           IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II A – Matutino

5-           DATA: 29/09/2014

6-           JUSTIFICATIVA
A pedagogia de projetos vê a criança como protagonista em seu processo de desenvolvimento, um ser capaz, com potencial, que pensa, duvida, e procura soluções. Partindo deste pressuposto, procuramos construir com as crianças um projeto de interesse, que perceba a criança em suas especificidades, rompendo com a dicotomia cuidar/educar, através das brincadeiras e interações.
Para tanto, a ideia de trabalhar o corpo humano partiu de uma observação, onde as crianças demonstraram interesse em ver rosto e cabelos desenhados em balões. Desta forma, considerando a criança como foco principal, desenvolvemos propostas que viessem atender suas necessidades, como a importância da alimentação saudável, o banho, a escovação, o cuidado e o respeito com o outro. Segundo Ramos (2008, p. 73) “as várias situações de cuidado físico que a criança experimenta são espaços geradores de atitudes importantes de autocuidado e de preservação da saúde que elas vão desenvolvendo na unidade educacional.”
Trabalhar na Educação Infantil com projetos, tem nos proporcionado perceber as inúmeras possibilidades de oferecer às crianças momentos significativos que lhes permitam expressar o quanto são capazes, sensíveis e criativas, fazendo do simples o extraordinário.

7-           OBJETIVOS

  • Na acolhida coletiva, propiciar momentos de interações entre os agrupamentos através das brincadeiras e músicas;
  • No café da manhã coletivo, levaremos às crianças à oportunidade de experimentar sabores diferentes;
  • Estimular a participação e o trabalho em pequenos grupos, com a construção de pequenas maquetes de uma boca;
  • Articular ações entre cuidado e educação, demonstrando através de um vídeo os cuidados com a higiene bucal e através do banho de piscina destacar a importância do cuidado com o corpo, incentivando a curiosidade, exploração e questionamentos em relação ao mundo físico, social e a natureza; 
  • Incentivar autonomia e a criatividade.

8-           ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS 
1º Momento: Acolhimento e café da manhã coletivo. Ao trabalhar a acolhida e o café da manhã coletivo, a proposta é proporcionar algo diferente e momentos de interações entre agrupamentos, considerando a importância do contato com crianças de outras idades para ampliar seus conhecimentos.

2º Momento: Roda de Conversa, considerando que é fundamental para a formação das crianças, pois é o momento que elas aprendem a falar e ouvir, respeitando a vez do colega, desde que seja uma prática diária.

3º Momento: Rap da Escova – Turma do seu Lobato, vídeo educativo, no sentido de ensinar de forma lúdica a importância da escovação para a saúde bucal.



4º Momento: Levar brigadeiro e reutilizar os copinhos na construção de bocas.

5º Momento: Entregar Kits de escovação e porta escovas – realizar a escovação.

6º Momento: Vídeo com momentos vivenciados pelas crianças durante o estágio. Ao trabalharmos com as fotos das crianças impressas e o espelho, percebemos o quanto elas gostaram de se ver. Partindo deste interesse, construímos um vídeo onde será retratado vários momentos de interações e brincadeiras vividos por elas durante o estágio.

7º Momento: Banho de piscina, com balões, bolhas de sabão e muitas músicas, com orientações sobre os cuidados do corpo, através de brincadeiras. O momento do banho é especial para a criança no CMEI, portanto ele deve acontecer de forma intencional, proporcionando a elas autonomia.

8º Momento: Roda de Conversa.

9-           RECURSOS

  • Aparelho de som/CD;
  • Televisão e DVD;
  • Colcha de Retalhos;
  • Brigadeiros;
  • EVA, Papel Cartão e Copinhos de Brigadeiro;
  • Boca de EVA, Papel Cartão e Garrafa Peti;
  • Cola;
  • Kits de Escovação, Fio Dental e Porta Escova;
  • Escova, creme dental e dente de isopor;
  • Balões;
  • Bolhas de sabão;
  • Piscina.

10-        ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

          O espaço na Educação Infantil deverá ser organizado de maneira que propicie interações a todos, oportunizando a troca de experiências, onde uma criança aprende com as outras e também com os objetos e demais materiais que compõem este espaço. Diante dessas afirmações, Barbosa e Horn (2008, p.49) vem dizer que “o espaço nunca é neutro, podendo ser estimulante ou limitador de aprendizagens, dependendo das estruturas espaciais que estão postas e das linguagens que estão representadas”.
         A acolhida coletiva será realizada no pátio da instituição, uma área aberta e mais ampla, levando as crianças a um sentimento de liberdade e alegria.
    Daremos sequência as atividades no refeitório, espaço simples que poderá ser estimulador, sendo transformado em um novo espaço, onde redistribuiremos móveis e materiais para se adequar as atividades propostas.
         E por fim, retornaremos ao pátio, ao propormos um banho de piscina também coletivo, movidos por muita música, sendo o espaço agente essencial para a realização deste momento.
                                             
11-        AVALIAÇÃO
Na Educação Infantil, é importante entender que a criança é capaz de criar, de fazer, expressar, porém cada uma em tempo e espaço diferente, cabendo ao educador respeitar os limites e individualidades das mesmas, avaliando de forma à promover a criança, valorizando-a em seu processo, sem preocupar com o produto final.
Para abrir mão de uma avaliação classificatória, o educador tem vários instrumentos a seu favor, como os registros diários, fotos, portfólios, vídeos e dossiês. Neste sentido, cabe ao educador perceber a criança como um sujeito único, avaliando de forma autêntica, significativa e dinâmica, considerando a criança no contexto de um grupo e de forma particular.

12-        FONTES DE CONSULTAS

BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG Inhumas – 2014.        
 
RAMOS, Tacyana Karla Gomes e ROSA, Ester Calland de Souza (Orgs.). Um ambiente significativo para a criança se desenvolver. In: Os saberes e as falas dos bebês e suas professoras. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008. p, 73.
Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.

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