PLANEJAMENTO DIÁRIO –
CRECHE MARIA CAETANO
1-ACADÊMICAS :
Cláudia do Nascimento
Divina Célia Stival Fortunato
Larissa Dayanne da Costa
Leidianne de Morais Francisco
2-PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
3-INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
4-IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II A – Matutino
5-DATA:
15/09/2014
6-JUSTIFICATIVA
Embasadas na perspectiva socioconstrutivista, a qual
considera a criança um ser autônomo, coprodutora de seu conhecimento, buscamos
através das brincadeiras e interações proporcionar momentos onde as crianças
possam se expressar, se relacionar, descobrir, explorar, conhecer e dar
significado ao mundo.
A roda de conversa deve fazer parte da rotina diária,
pois segundo Zanini e Leite (2009) “ela permite aos indivíduos a possibilidade
de crescimento, de trocas, o ouvir e o falar, o respeito e a conquista da
identidade”.
Considerando que animais naturalmente estimulam a
curiosidade e atenção das crianças, o contato com pintinhos permitirá momentos
de exploração, alegria, respeito e questionamentos, pois os animais têm
uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados,
histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de
identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Trabalhar as expressões faciais tem o intuito de
mostrar para as crianças como as nossas emoções e sentimentos transparecem em
nossa face, destacando também valores, e as formas de cuidado pessoal.
Considera-se importante a realização dos trabalhos em
pequenos grupos, pois nos ajuda a perceber os movimentos e as interações entre
as crianças, que são capazes de perceber e se fazer parceiras nas brincadeiras
e em novas descobertas. Zanini e Leite (2008) afirmam que “essa trama de relacionamentos
permite às crianças e ao educador experiências mais profundas e, portanto, mais
significativas, auxiliando os processos de observação, registro e documentação”,
nesse sentido, atribuindo às crianças e ao educador experiências mais
satisfatórias.
Por meio da linguagem plástica e visual, a criança tem
condições de representar o mundo em sua volta, expressando sentimentos,
sensações e desejos. De acordo com Anjos (2012), “o fazer arte é um dos
momentos mais ricos de possibilidades para que a criança possa escolher seus
próprios caminhos”, portanto, a arte precisa ser considerada como elemento
fundamental de uma proposta de formação integral da criança.
Desta forma, na perspectiva de cuidar e educar as
crianças em uma Instituição de Educação Infantil, as múltiplas linguagens
ocupam lugar fundamental, tendo em vista que cumprem o papel de mediadoras das
relações entre os vários sujeitos, bem como possibilitam as interações das
crianças com a natureza e coma a cultura.
7-OBJETIVOS
- Incentivar as crianças a se expressarem por meio das múltiplas linguagens como a música e a arte;
- Promover a socialização das crianças entre si e com os adultos, em diferentes momentos;
- Propiciar momentos de exploração de diferentes texturas, que vão desde o corpo do pintinho ao manuseio do iogurte;
- Possibilitar as crianças um ambiente agradável e instigante, considerando suas vozes como agente condutor de todo o processo;
- Incentivar as curiosidades sobre o próprio corpo e o corpo dos animais;
- Instigar a criatividade.
8-ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES
SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Acolhimento coletivo no pátio, com brincadeiras musicais e
alongamento.
2º Momento: Roda de Conversa: – Dar voz e vez a criança, que através das
interações e as trocas de experiências terão oportunidades de relatarem o que
vivenciaram no fim de semana.
Durante a roda de conversa do último encontro, as crianças demonstraram
interesse em falar sobre seus machucados e mostrá-los, assim, partindo do
interesse delas, retomaremos o assunto, com mais constância.
Ainda disposto em roda, levaremos pintinhos para serem explorados pelas
crianças, comparando o corpo humano com o do pintinho.
Para finalizar a roda, conversaremos sobre a proposta de trabalho do dia.
3º Momento: Sentados em círculo,
iniciaremos com a representação das expressões faciais, sendo solicitado que as
crianças esbocem as expressões como: felizes, tristes, susto, chorando,
dormindo… em seguida, apresentaremos caretinhas prontas e um espelho,
oportunizando as mesmas visualizarem suas diferentes expressões.
4º Momento: Expressão através das artes plásticas – Trabalhar em pequenos
grupos, a construção de caretinhas no iogurte.
5º Momento: Em pequenos grupos montar quebra cabeça do corpo humano em
EVA.
6º Momento: Brincadeira Musical – Música Boneca de Lata – Bia Bedran.
7º Momento: Expressão através das artes visuais – com a foto do rosto de
cada criança colada em papel crafit, disposto na parede, as crianças poderão
desenhar e pintar seus corpos com tinta.
8º Momento: Roda de Conversa – onde as crianças poderão relatar as
experiências vividas. Levaremos em um saco de presente, um boneco de pano, para
despertar a curiosidade, passando de mão em mão, sem revelar, instigando-os
sobre o que seria, assim, no próximo encontro retomaremos com a abertura do
presente, que será construído com elas.
9-RECURSOS
- Aparelho de som/CD;
- Cartazes;
- Crachás;
- Espelho;
- Papel crafit;
- Fotos das crianças;
- Quebra cabeça em EVA;
- Pintinhos;
- Aventais em TNT;
- Tinta;
- Pincel;
- Pratinhos de isopor;
- Colheres de plástico;
- Palitos de picolé;
- Iogurtes;
- Confetes;
- Boneco de pano;
10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
O ambiente
pedagógico necessita ser bem planejado, criativo e seguro, proporcionando
experiências cheias de alegrias e descobertas para as crianças. Partindo dessa
perspectiva, exploraremos a área externa em baixo do pé de laranjeira, que será
organizado de forma a favorecer momentos de brincadeiras coletivas e de
pequenos grupos.
Pois segundo
Rosa e Lopes (2008) “é em um espaço rico em liberdade que os pequenos criam,
pois para criar muitas vezes é preciso sujar, se molhar, enfim, se melecar, já
que, para a criança tudo não passa de uma grande brincadeira”.
11-AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo de todo
processo, utilizando-se da observação nas relações estabelecidas por todos,
porém, valorizando as especificidades de cada um, pois é por meio da avaliação
que obteremos informações necessárias para colaborarmos com o desenvolvimento
das crianças, ampliando seus conhecimentos.
No acolhimento observaremos a interação de todos,
como são suas conversas e quais são os interesses demonstrados.
A roda de conversa será feita de
modo que possamos analisar as curiosidades das crianças, para assim valorizarmos
e propiciarmos seus próprios interesses.
Suas habilidades serão
avaliadas através de diferentes momentos e brincadeiras através das expressões
emitidas.
Observaremos as
capacidades das crianças de trabalhar em pequenos grupos, ao lançarmos a
proposta em dois momentos, oportunizando maiores interações e autonomia.
Por fim, observaremos as criatividades e expressões
artísticas ao trabalharem com tinta no papel crafit.
ANJOS, Cleriston Izidro dos. Estágio
na Licenciatura em Pedagogia: 3. Arte na Educação Infantil. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2012, p. 31.
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na
Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG Inhumas – 2014.
Registros das observações no campo CMEI durante o 1º
Semestre.
ROSA, Cristina Dias e LOPES, Elisandra Silva. Aventuras de Viver, Conviver e Aprender com
as Crianças. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação Infantil:
Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.
66.
ZANINI, Juliana Quint dos Santos e LEITE, Rachel Winz.
Sobre Afetividade e Construção de
Vínculos na Educação Infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação Infantil: Saberes e Fazeres da
Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.69-93.
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