PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES

PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Olá Pessoal! Esse blog se destina a todas as pessoas que buscam uma pedagogia comprometida com a infância e construída não só para as crianças, mas principalmente com elas. Aqui podemos trocar informações sobre bibliografias, filmes, músicas, brincadeiras cantadas, planos de aula, projetos e compartilhar experiências que vivemos em nosso estágio na Educação Infantil.

Acadêmicos: Alisson Sodré, Cláudia do Nascimento, Divina Célia Stival, Larissa Dayane e Leidianne de Morais.

3° Ano do Curso de Pedagogia - Campus Inhumas

A todas as crianças do Maternal II A - matutino do CMEI Maria Caetano

A todas as Crianças do Maternal II A - Matutino do CMEI Maria Caetano

Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda, e cada uma é especial."

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Plano de aula 2- Creche Maria Caetano



PLANEJAMENTO DIÁRIO – CRECHE MARIA CAETANO
 
1-ACADÊMICAS :     

  Cláudia do Nascimento

  Divina Célia Stival Fortunato

  Larissa Dayanne da Costa

  Leidianne de Morais Francisco


2-PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos



3-INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano



4-IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II A – Matutino



5-DATA: 15/09/2014



6-JUSTIFICATIVA



Embasadas na perspectiva socioconstrutivista, a qual considera a criança um ser autônomo, coprodutora de seu conhecimento, buscamos através das brincadeiras e interações proporcionar momentos onde as crianças possam se expressar, se relacionar, descobrir, explorar, conhecer e dar significado ao mundo.

A roda de conversa deve fazer parte da rotina diária, pois segundo Zanini e Leite (2009) “ela permite aos indivíduos a possibilidade de crescimento, de trocas, o ouvir e o falar, o respeito e a conquista da identidade”.

Considerando que animais naturalmente estimulam a curiosidade e atenção das crianças, o contato com pintinhos permitirá momentos de exploração, alegria, respeito e questionamentos, pois os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. 

Trabalhar as expressões faciais tem o intuito de mostrar para as crianças como as nossas emoções e sentimentos transparecem em nossa face, destacando também valores, e as formas de cuidado pessoal.

Considera-se importante a realização dos trabalhos em pequenos grupos, pois nos ajuda a perceber os movimentos e as interações entre as crianças, que são capazes de perceber e se fazer parceiras nas brincadeiras e em novas descobertas. Zanini e Leite (2008) afirmam que “essa trama de relacionamentos permite às crianças e ao educador experiências mais profundas e, portanto, mais significativas, auxiliando os processos de observação, registro e documentação”, nesse sentido, atribuindo às crianças e ao educador experiências mais satisfatórias.

Por meio da linguagem plástica e visual, a criança tem condições de representar o mundo em sua volta, expressando sentimentos, sensações e desejos. De acordo com Anjos (2012), “o fazer arte é um dos momentos mais ricos de possibilidades para que a criança possa escolher seus próprios caminhos”, portanto, a arte precisa ser considerada como elemento fundamental de uma proposta de formação integral da criança.

Desta forma, na perspectiva de cuidar e educar as crianças em uma Instituição de Educação Infantil, as múltiplas linguagens ocupam lugar fundamental, tendo em vista que cumprem o papel de mediadoras das relações entre os vários sujeitos, bem como possibilitam as interações das crianças com a natureza e coma a cultura.



7-OBJETIVOS

  •  Incentivar as crianças a se expressarem por meio das múltiplas linguagens como a música e a arte;
  •  Promover a socialização das crianças entre si e com os adultos, em diferentes momentos;
  •  Propiciar momentos de exploração de diferentes texturas, que vão desde o corpo do pintinho ao manuseio do iogurte;
  •  Possibilitar as crianças um ambiente agradável e instigante, considerando suas vozes como agente condutor de todo o processo;
  • Incentivar as curiosidades sobre o próprio corpo e o corpo dos animais;
  •  Instigar a criatividade.



8-ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS



1º Momento: Acolhimento coletivo no pátio, com brincadeiras musicais e alongamento.

2º Momento: Roda de Conversa: – Dar voz e vez a criança, que através das interações e as trocas de experiências terão oportunidades de relatarem o que vivenciaram no fim de semana.

Durante a roda de conversa do último encontro, as crianças demonstraram interesse em falar sobre seus machucados e mostrá-los, assim, partindo do interesse delas, retomaremos o assunto, com mais constância.

Ainda disposto em roda, levaremos pintinhos para serem explorados pelas crianças, comparando o corpo humano com o do pintinho.

Para finalizar a roda, conversaremos sobre a proposta de trabalho do dia.

3º Momento:  Sentados em círculo, iniciaremos com a representação das expressões faciais, sendo solicitado que as crianças esbocem as expressões como: felizes, tristes, susto, chorando, dormindo… em seguida, apresentaremos caretinhas prontas e um espelho, oportunizando as mesmas visualizarem suas diferentes expressões.

4º Momento: Expressão através das artes plásticas – Trabalhar em pequenos grupos, a construção de caretinhas no iogurte.

5º Momento: Em pequenos grupos montar quebra cabeça do corpo humano em EVA.

6º Momento: Brincadeira Musical – Música Boneca de Lata – Bia Bedran.



7º Momento: Expressão através das artes visuais – com a foto do rosto de cada criança colada em papel crafit, disposto na parede, as crianças poderão desenhar e pintar seus corpos com tinta.

8º Momento: Roda de Conversa – onde as crianças poderão relatar as experiências vividas. Levaremos em um saco de presente, um boneco de pano, para despertar a curiosidade, passando de mão em mão, sem revelar, instigando-os sobre o que seria, assim, no próximo encontro retomaremos com a abertura do presente, que será construído com elas.

                                                                                              

9-RECURSOS

  • Aparelho de som/CD; 
  •  Cartazes; 
  •  Crachás;
  • Espelho;
  • Papel crafit;
  • Fotos das crianças;
  • Quebra cabeça em EVA;
  •  Pintinhos;
  • Aventais em TNT;
  • Tinta;
  • Pincel;
  •  Pratinhos de isopor;
  • Colheres de plástico;
  • Palitos de picolé;
  •  Iogurtes;
  • Confetes;
  • Boneco de pano;

10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO



O ambiente pedagógico necessita ser bem planejado, criativo e seguro, proporcionando experiências cheias de alegrias e descobertas para as crianças. Partindo dessa perspectiva, exploraremos a área externa em baixo do pé de laranjeira, que será organizado de forma a favorecer momentos de brincadeiras coletivas e de pequenos grupos.

Pois segundo Rosa e Lopes (2008) “é em um espaço rico em liberdade que os pequenos criam, pois para criar muitas vezes é preciso sujar, se molhar, enfim, se melecar, já que, para a criança tudo não passa de uma grande brincadeira”.


11-AVALIAÇÃO 


A avaliação será realizada ao longo de todo processo, utilizando-se da observação nas relações estabelecidas por todos, porém, valorizando as especificidades de cada um, pois é por meio da avaliação que obteremos informações necessárias para colaborarmos com o desenvolvimento das crianças, ampliando seus conhecimentos.

No acolhimento observaremos a interação de todos, como são suas conversas e quais são os interesses demonstrados.

         A roda de conversa será feita de modo que possamos analisar as curiosidades das crianças, para assim valorizarmos e propiciarmos seus próprios interesses.

      Suas habilidades serão avaliadas através de diferentes momentos e brincadeiras através das expressões emitidas.

       Observaremos as capacidades das crianças de trabalhar em pequenos grupos, ao lançarmos a proposta em dois momentos, oportunizando maiores interações e autonomia.

Por fim, observaremos as criatividades e expressões artísticas ao trabalharem com tinta no papel crafit.



12-FONTES DE CONSULTAS



ANJOS, Cleriston Izidro dos. Estágio na Licenciatura em Pedagogia: 3. Arte na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 31.



Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG Inhumas – 2014.

                       

Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.



ROSA, Cristina Dias e LOPES, Elisandra Silva. Aventuras de Viver, Conviver e Aprender com as Crianças. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 66.



ZANINI, Juliana Quint dos Santos e LEITE, Rachel Winz. Sobre Afetividade e Construção de Vínculos na Educação Infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.).  Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.69-93.


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