PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES

PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Olá Pessoal! Esse blog se destina a todas as pessoas que buscam uma pedagogia comprometida com a infância e construída não só para as crianças, mas principalmente com elas. Aqui podemos trocar informações sobre bibliografias, filmes, músicas, brincadeiras cantadas, planos de aula, projetos e compartilhar experiências que vivemos em nosso estágio na Educação Infantil.

Acadêmicos: Alisson Sodré, Cláudia do Nascimento, Divina Célia Stival, Larissa Dayane e Leidianne de Morais.

3° Ano do Curso de Pedagogia - Campus Inhumas

A todas as crianças do Maternal II A - matutino do CMEI Maria Caetano

A todas as Crianças do Maternal II A - Matutino do CMEI Maria Caetano

Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda, e cada uma é especial."

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Plano de aula 3- Creche Maria Caetano



PLANEJAMENTO DIÁRIO – CRECHE MARIA CAETANO

1-           ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS: 

  Alisson Sodré       
 Cláudia do Nascimento
 Divina Célia Stival Fortunato  
 Larissa Dayanne da Costa
 Leidianne de Morais Francisco

2-           PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-           INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano

4-           IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II A – Matutino

5-           DATA: 22/09/2014

6-            JUSTIFICATIVA

Quando afirmamos que a criança é um sujeito de direitos, levamos em conta as relações estabelecidas com elas, seus desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir e de criar. Considerando que todas as crianças têm suas especificidades, e ainda são dependentes dos adultos, necessitando de proteção e cuidados, faz-se necessário a indissociabilidade entre cuidar e educar. Acreditando nas potencialidades de cada uma, promoveremos momentos significativos para que elas avancem no processo de construção de sua autonomia.
A roda de conversa segundo Ostetto apud Zanini e Leite (2009, p. 75) “não é uma técnica, procedimento metodológico, mas um modo de agir, de ser, de acolher.” Sendo assim, através do diálogo e do acolhimento à diversidade, a valorização e o respeito à opinião do outro vão sendo construídos diariamente, estreitando os vínculos adulto/criança/instituição.
Ao propormos a construção dos bonecos, o foco principal é estreitar laços afetivos entre crianças/estagiárias e crianças/crianças, através da brincadeira de faz de conta. Os bonecos ficarão como mascotes da turma e como uma lembrança dos momentos vividos no estágio.
Segundo Abramovich (1991, p. 16) “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descoberta e de compreensão do mundo.” Neste sentido, ao ouvir histórias, a criança pode sentir diferentes emoções e viver profundamente tudo que as narrativas promovem em quem as ouve, e através do reconto ilustrado da história, podem dar significados ao seu universo imaginário.
Para Freire (apud Zanini e Leite, 2009, p. 79) “a vida de um grupo tem vários sabores... no processo de construção de um grupo, o educador conta com vários instrumentos que favorecem a interação entre seus elementos, a comida é um deles.” Desta forma, iremos preparar juntamente com as crianças, uma salada de frutas, oportunizando o contato com o alimento, explorando diferentes sabores e texturas, enfatizando a importância de uma alimentação que privilegie a saúde do corpo.
De acordo com Rosa e Lopes (2009, p. 53), ao falar sobre a experiência de Reggio Emilia, Malaguzzi chama-nos a atenção para a importância do trabalho em pequenos grupos. Este que nos ajuda a perceber movimentos e interações entre as crianças com mais qualidade, que através de um olhar sensível do educador, promoverá a reflexão valorizando o planejamento flexível.

7-           OBJETIVOS
  • Estimular interações entre diferentes agrupamentos por meio de brincadeiras;
  • Estimular a participação e o trabalho em pequenos grupos;
  • Articular ações entre cuidado e educação;
  •   Incentivar autonomia;
  • Criar situações que incentive a criança a aprender compartilhar e cooperar
  • Possibilitar as crianças um ambiente agradável e instigante, considerando suas vozes como agente condutor de todo o processo.

8-           ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

1º Momento: Acolhimento coletivo no pátio.
2º Momento: Roda de Conversa: – Dar voz e vez a criança, que através das interações e as trocas de experiências terão oportunidades de relatarem o que vivenciaram no fim de semana.
Durante a roda de conversa do último encontro, foi apresentado às crianças um saco surpresa para instigá-los. Abriremos os dois sacos que contém dois bonecos, e construiremos junto com as crianças os detalhes que faltam, para que sejam os mascotes da turma.
3º Momento: Conto e Canto: Sentados em círculo, será contada e cantada a história com fantoches de um pai sapo e seu filhinho sapinho, está que é uma versão adaptada da história do macaquinho da Bia Bedran. Em seguida as crianças farão o reconto da história, ilustrando-a na cartolina.
4º Momento: Em pequenos grupos, preparar com as crianças uma salada de frutas.
5º Momento: Roda de Conversa – onde as crianças poderão relatar as experiências vividas


9-           RECURSOS
  • Aparelho de som/CD; 
  •  Televisão e DVD;
  • Colcha de Retalhos;
  • Bonecos de Pano;
  • Tecidos e Botões;
  • Tesoura;
  • Cartolinas e Giz de Cera;
  •  Fantoches;
  •  Instrumentos Musicais de Sucatas; 
  •  Frutas;
  • Copinhos e Talheres;
  • Aventais em TNT;
  • Toucas;
10-        ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

O espaço das Instituições de Educação Infantil deve propiciar interações e brincadeiras que instiguem a imaginação, fantasias e sonhos, para que as crianças possam viver a infância plenamente, considerando o brincar como atividade essencial.
As crianças vão interagindo com o espaço dando a ele significados diferentes, criando o novo, a partir do que está disponibilizado materialmente e imaterialmente, que são suas ideias, pensamentos, imaginação e fantasias, convidando-nos a resgatarmos nosso homoludens, lançando sobre nós seu feitiço, fascinando-nos e cativando-nos, cheio de ritmo e harmonia. (AGOSTINHO, 2005, p.68)

            Sendo assim, exploraremos a área externa, debaixo de um pé de laranjeira, espaço amplo e arejado, que se traduz em liberdade, outro fator fundamental para viverem momentos plenos e felizes.
     
11-        AVALIAÇÃO

Ao falarmos em avaliação logo nos vem à cabeça julgar, comparar, selecionar e até mesmo classificar, é o que vivemos a todo o momento na sociedade. Avaliar na Educação Infantil necessita de um olhar sensível, valorizando o que as crianças possuem, com a intenção de traçar objetivos que irão atender as suas necessidades.
            Na acolhida coletiva observaremos a interação das crianças umas com as outras e com toda a equipe da instituição.
            Em outro momento, já na roda de conversa, analisaremos suas capacidades de se manifestarem, contando o que fizeram no fim de semana, e também o respeito uns com os outros, dando oportunidades a todos de falar.
            Ainda na roda, observaremos suas criatividades ao propormos a construção de um mascote da turma.
            Ao contarmos uma história, analisaremos o envolvimento das crianças e quais foram os momentos que mais lhes chamaram a atenção.
            Prepararemos juntas umas saladas de fruta, em que poderá ser avaliada a autonomia e capacidade de trabalhar em grupo.
       
12-        FONTES DE CONSULTAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo, SP: Scipione, 1991, p. 16.

AGOSTINHO, Kátia Adair. Creche e pré escola é “lugar” de criança? In: Tristão, Fernanda Carolina Dias (org.). Criança pede respeito: Tema em Educação Infantil. Porto alegre: Mediação, 2005, p. 68.

Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG Inhumas – 2014.     
                
Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.

ROSA, Cristina Dias e LOPES, Elisandra Silva. Aventuras de Viver, Conviver e Aprender com as Crianças. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 53.

ZANINI, Juliana Quint dos Santos e LEITE, Rachel Winz. Sobre Afetividade e Construção de Vínculos na Educação Infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.).  Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.75 e 79.
           

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