PLANEJAMENTO
DIÁRIO – CRECHE MARIA CAETANO
1- ACADÊMICAS:
Cláudia
do Nascimento
Divina
Célia Stival Fortunato
Larissa
Dayanne da Costa
Leidianne
de Morais Francisco
2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni
3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
4-
IDENTIFICAÇÃO
DA TURMA: Maternal II A – Matutino
5-
DATA:
01/09/2014.
6-
JUSTIFICATIVA:
As
múltiplas linguagens permeiam o trabalho na educação infantil, e através da
brincadeiras e as interações, constituem um dos eixos da ação pedagógica junto
às crianças.
Brincadeira é coisa séria,
pois brincando, a criança se expressa, interage e aprende a lidar com o mundo
que a cerca, recriando situações do cotidiano. A brincadeira é uma maneira
surpreendente de aprendizagem, pois além de promover a integração entre as
crianças é fundamental para seu desenvolvimento social e cognitivo.
Quando brincamos
exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento,
adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade,
cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e
emocionalmente. (MALUF, 2009, p. 21)
A música representa
uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança, e as
brincadeiras musicais contribuem para reforçar todas as áreas do
desenvolvimento infantil, com o intuito de ampliar o repertório cultural da
criança.
A
educação da arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da
percepção estética, onde a criança desenvolve sua sensibilidade e imaginação,
tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as
formas produzidas por eles e por seus colegas, pois o ensino da arte volta-se
para o desenvolvimento natural da criança, valorizando suas formas de expressão
e compreensão do mundo.
Com
base nas observações realizadas no maternal II-A do CMEI Maria Caetano, e
momentos de interações com as crianças, nós estagiárias percebemos através de
uma brincadeira com balões, o interesse das crianças em relação ao corpo humano.
Assim, a ação pedagógica será intencional, de forma que possa atender às
necessidades e curiosidades das crianças, reconhecendo-as como sujeito de
direitos, dando-lhes voz e vez.
As
atividades serão desenvolvidas com as crianças, com o intuito de descobrir e
ampliar conceitos básicos do corpo humano, que através da roda de conversa,
brincadeiras, músicas e arte, proporcionarão momentos de trocas de
conhecimentos, expressões, liberdade, afim de permitir a criança viver a sua
infância.
7- OBJETIVOS
- Estimular a participação e o trabalho em equipe;
- Incentivar a autonomia;
- Promover o conhecimento de si e do mundo por meio de experiências sensoriais, expressivas e corporais;
- Incentivar a curiosidade, a exploração, o questionamento em relação ao mundo físico, social e a natureza por meio de diferentes brincadeiras;
- Promover a interação das crianças com diversificadas manifestações: música, artes plásticas e dança.
8- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES
SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Após a acolhida e o café da
manhã, direcionar o agrupamento para a área externa, onde desenvolveremos nosso
projeto de intervenção.
2º Momento: Com uma música animada,
fazer alongamento com as crianças, considerando sua importância para a saúde do
corpo, e trazendo momentos de interações.
3º Momento: Brincadeira musical - Cantar e dançar com as crianças a música:
Rock das caveiras – Bia Bedran, afim de trabalhar o movimento corporal e
expressões.
4º Momento: Roda de Conversa – Dar voz a
criança e a liberdade de expressar suas ideias, conhecimentos e curiosidades,
com a oportunidade de interação e trocas de experiências criança/criança e
criança/estagiárias.
5º Momento: Contar a história da criação
do mundo, ilustrada através de figuras, com o objetivo central de enfatizar o
“homem”.
6º Momento: Juntamente com as crianças
montar um painel recontando a história da criação, com o objetivo de despertar
na criança a imaginação e criatividade, dando-lhes autonomia.
7º Momento: Expressão através das artes
plásticas – trabalhando com argilas e sucatas, propiciando contato com a
natureza, conhecendo e explorando os materiais, construindo auto esculturas,
cada um com sua limitação e criatividade, porém atribuindo à obra significados.
9-RECURSOS
- Aparelho de som/ CD;
- Cartazes;
- Painel de isopor e EVA;
- Argila;
- Colcha de retalho
- Lona;
- Avental;
- Sucatas.
10-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO
O espaço físico e sua organização
são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da criança e por isso
exige planejamento por parte dos responsáveis pela educação infantil.
De acordo com nossas observações, o local a ser
explorado, será na área externa de baixo do pé de laranjeira. O espaço vai ser
preenchido por atividades diversificadas provocando o estímulo mental, o
raciocínio lógico, a criatividade e a construção de aprendizagens
significativas. Nesta perspectiva, Oliveira (2007, p. 193):
(...) o ambiente das creches e pré-escolas
pode ser considerado como um campo de vivências e explorações, zona de
múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências,
significados de palavras e expressões, além de ampliar o mundo de sensações e
percepções.
A avaliação é uma ação pedagógica
que o educador realiza atribuindo valores de forma responsável às atividades
realizadas pelas crianças. Avaliar é reconhecer como as crianças assimilam as
atividades propostas, respeitando seus limites e suas formas de compreensão.
Ao propormos o alongamento
analisaremos a participação e o interesse na realização dos movimentos.
Na contação de história observaremos
a atenção dedicada e a manifestação de ideias de acordo com a imaginação de
cada criança.
Ao ser proposto a montagem de um
painel valorizaremos cada participação e criatividades expressas.
No manuseio da argila por ainda não
conseguirem construir formas elaboradas, observaremos a sua utilização e a
evolução do percurso de cada um, estimulando a coordenação motora e autonomia.
OLIVEIRA,
Zilma Ramos de. Educação Infantil:
fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 193.
Parabéns pelo blog, enriquecedor!
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