PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES

PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Olá Pessoal! Esse blog se destina a todas as pessoas que buscam uma pedagogia comprometida com a infância e construída não só para as crianças, mas principalmente com elas. Aqui podemos trocar informações sobre bibliografias, filmes, músicas, brincadeiras cantadas, planos de aula, projetos e compartilhar experiências que vivemos em nosso estágio na Educação Infantil.

Acadêmicos: Alisson Sodré, Cláudia do Nascimento, Divina Célia Stival, Larissa Dayane e Leidianne de Morais.

3° Ano do Curso de Pedagogia - Campus Inhumas

A todas as crianças do Maternal II A - matutino do CMEI Maria Caetano

A todas as Crianças do Maternal II A - Matutino do CMEI Maria Caetano

Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda, e cada uma é especial."

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Plano de aula 1 - Creche Maria Caetano



PLANEJAMENTO DIÁRIO – CRECHE MARIA CAETANO


1-    ACADÊMICAS:


Cláudia do Nascimento
Divina Célia Stival Fortunato
Larissa Dayanne da Costa
Leidianne de Morais Francisco
2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni

3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano

4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II A – Matutino

5-    DATA: 01/09/2014.

6-    JUSTIFICATIVA:

As múltiplas linguagens permeiam o trabalho na educação infantil, e através da brincadeiras e as interações, constituem um dos eixos da ação pedagógica junto às crianças.
Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage e aprende a lidar com o mundo que a cerca, recriando situações do cotidiano. A brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem, pois além de promover a integração entre as crianças é fundamental para seu desenvolvimento social e cognitivo.

Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente. (MALUF, 2009, p. 21)

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança, e as brincadeiras musicais contribuem para reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil, com o intuito de ampliar o repertório cultural da criança.
A educação da arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, onde a criança desenvolve sua sensibilidade e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por eles e por seus colegas, pois o ensino da arte volta-se para o desenvolvimento natural da criança, valorizando suas formas de expressão e compreensão do mundo.
Com base nas observações realizadas no maternal II-A do CMEI Maria Caetano, e momentos de interações com as crianças, nós estagiárias percebemos através de uma brincadeira com balões, o interesse das crianças em relação ao corpo humano. Assim, a ação pedagógica será intencional, de forma que possa atender às necessidades e curiosidades das crianças, reconhecendo-as como sujeito de direitos, dando-lhes voz e vez.
As atividades serão desenvolvidas com as crianças, com o intuito de descobrir e ampliar conceitos básicos do corpo humano, que através da roda de conversa, brincadeiras, músicas e arte, proporcionarão momentos de trocas de conhecimentos, expressões, liberdade, afim de permitir a criança viver a sua infância.

7-    OBJETIVOS 

  • Estimular a participação e o trabalho em equipe;
  • Incentivar a autonomia; 
  •  Promover o conhecimento de si e do mundo por meio de experiências sensoriais, expressivas e corporais;
  • Incentivar a curiosidade, a exploração, o questionamento em relação ao mundo físico, social e a natureza por meio de diferentes brincadeiras;
  • Promover a interação das crianças com diversificadas manifestações: música, artes plásticas e dança.

8-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

1º Momento: Após a acolhida e o café da manhã, direcionar o agrupamento para a área externa, onde desenvolveremos nosso projeto de intervenção.

2º Momento: Com uma música animada, fazer alongamento com as crianças, considerando sua importância para a saúde do corpo, e trazendo momentos de interações.

3º Momento: Brincadeira musical -  Cantar e dançar com as crianças a música: Rock das caveiras – Bia Bedran, afim de trabalhar o movimento corporal e expressões.



4º Momento: Roda de Conversa – Dar voz a criança e a liberdade de expressar suas ideias, conhecimentos e curiosidades, com a oportunidade de interação e trocas de experiências criança/criança e criança/estagiárias.

5º Momento: Contar a história da criação do mundo, ilustrada através de figuras, com o objetivo central de enfatizar o “homem”.

6º Momento: Juntamente com as crianças montar um painel recontando a história da criação, com o objetivo de despertar na criança a imaginação e criatividade, dando-lhes autonomia.

7º Momento: Expressão através das artes plásticas – trabalhando com argilas e sucatas, propiciando contato com a natureza, conhecendo e explorando os materiais, construindo auto esculturas, cada um com sua limitação e criatividade, porém atribuindo à obra significados.
  
9-RECURSOS

  • Aparelho de som/ CD;
  • Cartazes;
  • Painel de isopor e EVA;
  • Argila;
  • Colcha de retalho
  • Lona;
  • Avental;
  • Sucatas.

10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

            O espaço físico e sua organização são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da criança e por isso exige planejamento por parte dos responsáveis pela educação infantil.
De acordo com nossas observações, o local a ser explorado, será na área externa de baixo do pé de laranjeira. O espaço vai ser preenchido por atividades diversificadas provocando o estímulo mental, o raciocínio lógico, a criatividade e a construção de aprendizagens significativas. Nesta perspectiva, Oliveira (2007, p. 193):

(...) o ambiente das creches e pré-escolas pode ser considerado como um campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências, significados de palavras e expressões, além de ampliar o mundo de sensações e percepções.


11-AVALIAÇÃO

          A avaliação é uma ação pedagógica que o educador realiza atribuindo valores de forma responsável às atividades realizadas pelas crianças. Avaliar é reconhecer como as crianças assimilam as atividades propostas, respeitando seus limites e suas formas de compreensão.
       Ao propormos o alongamento analisaremos a participação e o interesse na realização dos movimentos.
        Na contação de história observaremos a atenção dedicada e a manifestação de ideias de acordo com a imaginação de cada criança.
         Ao ser proposto a montagem de um painel valorizaremos cada participação e criatividades expressas.
       No manuseio da argila por ainda não conseguirem construir formas elaboradas, observaremos a sua utilização e a evolução do percurso de cada um, estimulando a coordenação motora e autonomia.

12-FONTES DE CONSULTAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 166p.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar – Prazer e Aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p.21.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 193.

Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG Inhumas – 2013.

Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.

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