PLANEJAMENTO DIÁRIO – CRECHE
1- ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS:
Alisson Sodré
Cláudia do Nascimento
Divina Célia Stival Fortunato
Larissa Dayanne da Costa
Leidianne de Morais Francisco
2- PROFESSORA ORIENTADORA:
Lindalva Pessoni Santos
3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA:
Escola Municipal Peraalta
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: II
Período – Matutino
5- DATA: 13/10/2014
6- JUSTIFICATIVA
TEMA:
IVAN CRUZ E AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Conhecendo
Ivan Cruz
O
artista Plástico Ivan Cruz nasceu
em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro
como toda criança. A primeira pintura que conheceu foi de Portinari, e sua
preocupação foi sempre com a criação e não com a cópia.
Em
1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus
primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras.
O sucesso foi tão grande por aqui, que ele cancelou sua exposição em Portugal e
expôs em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro.
Passou
a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando
amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais.
Ivan
Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não
brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.
De
1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras
distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, a qual fez crescer
de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois
passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos
retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de
história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de
roda... Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos
voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa
arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.
Ivan
Cruz é um artista brasileiro que por meio de sua obra nos mostra as
brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças. Assim, é um pintor
“ideal” para encantar as crianças do II Período.
Partindo
desse pressuposto, segundo Anjos (2012, p. 31) “o ensino de Arte pode propiciar
o desenvolvimento da imaginação, da sensibilidade, da percepção e da autonomia
da criança.” Portanto, cabe destacar a importância da valorização da arte como
linguagem e forma de expressão e comunicação da criança.
Considerando
a Educação Infantil como um espaço de criatividade, relações sociais e
construção de conhecimentos, deve-se valorizar o lúdico como uma possibilidade
dentro do trabalho com as linguagens oral e escrita, permitindo que o processo
de aquisição das mesmas, aconteçam de forma prazerosa e não se tornem um fardo
para as crianças.
Portanto,
se faz necessário o olhar sensível do educador, que através do resgate de
diversas brincadeiras poderá proporcionar momentos significativos, ampliando o
repertório cultural da criança, que consequentemente favorecerá o processo de
aquisição da leitura e da escrita.
7- OBJETIVOS
- Ter contato com a arte de maneira prazerosa e lúdica.
- Incentivar autonomia e a criatividade.
- Criar e recriar tendo como referência o trabalho do artista estudado.
- Incentivar a curiosidade, a exploração e a interação por meio de diferentes brincadeiras.
- Ampliar o contato da crianças com o mundo da leitura e da escrita.
8- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES
SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Falar sobre o
projeto para as crianças, apresentando obras e o autor.
2º Momento: Crachás –
Disponibilizá-los aleatoriamente para que as crianças identifiquem os crachás
dos colegas.
3º Momento: Ficha com nome –
Fazer um varal com as fichas para identificação do nome do colega.
4º Momento: Construir um
bilhete com as crianças, solicitando que tragam o brinquedo preferido na
próxima segunda.
5º Momento: Apresentaremos
três obras de Ivan Cruz, em seguida, faremos a releitura.
6º Momento: Desenvolver as
brincadeiras retratadas nas obras do referido autor (fazer aviãozinho de papel,
brincar de esconder e de roda).
7º Momento: Roda de Conversa
– Onde as crianças poderão relatar as experiências vividas.
9- RECURSOS
- Aparelho de som/CD;
- Obras de Ivan Cruz;
- Crachás;
- Fichas com nomes;
- Folhas de papel A4;
10- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
O
espaço na Educação Infantil deverá ser organizado de maneira que propicie
interações a todos, oportunizando a troca de experiências, onde uma criança
aprende com as outras e também com os objetos e demais materiais que compõem
este espaço. Diante dessas afirmações, Barbosa e Horn (2008, p.49) vem dizer
que “o espaço nunca é neutro, podendo ser estimulante ou limitador de
aprendizagens, dependendo das estruturas espaciais que estão postas e das
linguagens que estão representadas”.
Desta forma, utilizaremos a sala de aula, para
desenvolver as propostas de releitura das obras, identificação dos nomes e
construção do bilhete. O espaço externo será explorado para as brincadeiras.
11- AVALIAÇÃO
Na
Educação Infantil, é importante entender que a criança é capaz de criar, de
fazer, expressar, porém cada uma em tempo e espaço diferente, cabendo ao
educador respeitar os limites e individualidades das mesmas, avaliando de forma
à promover a criança, valorizando-a em seu processo.
12-OBRAS UTILIZADAS
13-MOMENTOS
14- FONTES DE CONSULTAS
ANJOS, Cleriston Izidro dos.
Estágio na Licenciatura em Pedagogia: 3.
Arte na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BARBOSA, Maria Carmem
Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos
Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRANDÃO, Ana Carolina
Perrusi e ROSA, Ester Calland de Sousa. Ler
e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Projeto de Estágio –
Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2014.
Registros das observações no
campo Escola Municipal Peralta, durante o 1º Semestre.
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