PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES

PROJETO: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Olá Pessoal! Esse blog se destina a todas as pessoas que buscam uma pedagogia comprometida com a infância e construída não só para as crianças, mas principalmente com elas. Aqui podemos trocar informações sobre bibliografias, filmes, músicas, brincadeiras cantadas, planos de aula, projetos e compartilhar experiências que vivemos em nosso estágio na Educação Infantil.

Acadêmicos: Alisson Sodré, Cláudia do Nascimento, Divina Célia Stival, Larissa Dayane e Leidianne de Morais.

3° Ano do Curso de Pedagogia - Campus Inhumas

A todas as crianças do Maternal II A - matutino do CMEI Maria Caetano

A todas as Crianças do Maternal II A - Matutino do CMEI Maria Caetano

Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda, e cada uma é especial."

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Plano de Aula 2 - Escola Minicipal Peralta



Unidade Universitária de Inhumas
PLANEJAMENTO DIÁRIO – PERALTA

1-    ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS: 

  Alisson Sodré       
 Cláudia do Nascimento
 Divina Célia Stival Fortunato  
 Larissa Dayanne da Costa
 Leidianne de Morais Francisco

2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Escola Municipal Peralta

4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: II Período – Matutino

5-    DATA: 27/10/2014

6-     JUSTIFICATIVA

Para se trabalhar com a leitura e a escrita na Educação Infantil de forma significativa é preciso romper com as concepções de que a criança não é capaz de produzir textos, pois segundo Brandão e Rosa (2011, p.120) “crianças bem pequenas podem produzir oralmente textos escritos.” Para tanto,faz-se necessário apresentar a elas desde muito cedo diferentes gêneros textuais em suas diferentes finalidades, assim os textos orais podem ser produzidos pelas crianças em linguagem escrita ou por um escriba.
A produção de textos coletivos é uma forma interessante de proporcionar às crianças momentos de observação da escrita do educador que neste momento atua como escriba; outra questão a ser explorada diz respeito ao reconhecimento dos aspectos da escrita e da estrutura do gênero textual trabalhado.
A perspectiva escolhida para o desenvolvimento desse projeto é aliar diferentes tipos de linguagem, em especial escolhemos como carro-chefe a linguagem das artes. Segundo Anjos (2012, p.22) “quando a criança tem a possibilidade de desenhar, pintar ou modelar, utilizando-se de diferentes materiais, pode se utilizar das Artes Visuais para expressar suas experiências.”, assim, a proposta de trabalhar a releitura das obras de Ivan Cruz consistirá em aguçar a sensibilidade e a percepção das crianças, estimulando suas capacidades de reflexão, comunicação e interação através da apreciação das obras.
Outra questão que não pode ser deixada de lado na educação infantil é a brincadeira. O brincar consiste é uma linguagem que deve fazer parte da prática diária com as crianças, pois brincando ela aprende a se relacionar, a explorar, dar significados e construir sua subjetividade ampliando seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.
Para que essas diferentes linguagens contribuíam para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças é preciso estar atento como cada uma delas estabelecem relações durante o trabalho. Durante o estágio observamos o quanto é importante trabalhar em pequenos grupos, pois percebemos movimentos e interações entre as crianças que seriam imperceptíveis em um grupo maior.
Neste contexto, Zanini e Leite afirmam que

o trabalho em pequenos grupos possibilita que nosso olhar se modifique, tornando-se mais sensível e aguçado não só no sentido de perceber as crianças em suas individualidades, representações simbólicas, elaborações dos pensamentos e das falas e expressões das suas certezas e incertezas, mas também no sentido de despertar a criança que estava dentro de nós. (2008, p.86)

Portanto, faz-se necessário considerar a criança como sujeito de direitos, coautora do seu processo de conhecimento, capaz de criar e recriar, necessitando do estímulo e da mediação do educador que tem como função acrescentar experiências significativas por meio das múltiplas linguagens.

7-    OBJETIVOS
  •  Promover a interação das crianças através do trabalho em pequenos grupos;
  • Utilizar jogos e brincadeiras, procurando ampliar o repertório das crianças, desafiando suas potencialidades.
  • Ampliar o contato das crianças com o mundo da leitura e da escrita.
  •  Estimular o uso das letras cursiva e bastão.
  •  Assegurar às crianças seus direitos de aprender brincando.
  • Desenvolver habilidades das crianças de forma integral por meio das artes visuais.
8-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

1ºMomento: Fazer alongamento e relembrar as últimas vivências.

2º Momento: Apresentar novas obras de Ivan Cruz e comentá-las.

3º Momento: Artes visuais - as crianças farão a releitura das obras por meio de pintura com tinta guache no papel crafit exposto na parede do lado de fora da sala de aula.

4º Momento: Realizar brincadeiras contidas nas obras. 

5º Momento:Exposição das produções, dando voz e vez à criança.

6º Momento: Entrega de crachás.

7°Momento: Mediadas por nós estagiárias, em pequenos grupos,as crianças escreverão cartas destinadas a colaboradores da escola.

8º Momento: Em pequenos grupos realizar um “jogo de palavras”, reconhecendo palavras simples escritas em letra bastão e cursiva.

9º Momento: Convite – onde a família será convidada a participar da culminância do projeto Ivan Cruz e as brincadeiras de criança. A construção será feita com as crianças e nós seremos escribas.

10º Momento: Roda de Conversa: Onde as crianças poderão relatar as experiências vividas.

9-    RECURSOS
  • Aparelho de som/CD;
  • Obras de Ivan Cruz;
  •  Crachás;
  • Papel A4, crafit e envelopes;
  • Tinta e pincéis;
  • Bolha de sabão; 
  •  Jogo de palavras;
  •  Aventais.

10- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

Sabendo que tudo no ambiente escolar exerce influências na educação da criança, pensamos que a organização do espaço na Educação Infantil é essencial, pois desenvolve potencialidades e propõe novas habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Sendo assim, as aprendizagens que acontecem dentro dos espaços disponíveis ou acessíveis à criança são fundamentais na construção da autonomia, tendo a criança como umas das construtoras de seu conhecimento.
Desta forma, utilizaremos a sala de aula para desenvolvermos as propostas de construção da carta e do convite, e o jogo de palavras. O espaço externo será explorado com a releitura das obras e as brincadeiras.
Portanto, é fundamental a ressignificação do espaço com o intuito de ampliar as possibilidades, aproveitando e valorizando o contexto real da instituição, de forma a propiciar à criança experiências significativas.

1        11 - AVALIAÇÃO
           
            A avaliação abrange um conjunto de processos essenciais ao fazer pedagógico, como observar, refletir, valorizar e reconhecer as capacidades de cada criança. Diante destas e outras características de um bom professor mediador, cabe também instigar novas capacidades, para que a partir do que a criança traz possa surgir um novo mundo de oportunidades.
            Então, analisaremos a participação e interação das crianças nas propostas, também autonomia e criatividade, pois ao trabalharmos artes, leitura e escrita, que são os focos principais deste projeto de intervenção, observaremos e valorizaremos todas as formas de expressões, estimulando a sensibilidade de cada uma.
          
12-  MOMENTOS






13-  FONTES DE CONSULTA

ANJOS, Cleriston Izidro dos. Estágio na Licenciatura em Pedagogia: 3. Arte na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi e ROSA, Ester Calland de Sousa. Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG Inhumas – 2014.         

Registros das observações no campo Escola Municipal Peralta, durante o 1º Semestre.

ZANINI, Juliana Quint dos Santos e Leite, Rachel Wins Leite. Aventuras de viver, conviver e aprender com as crianças. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 86.

Nenhum comentário:

Postar um comentário